Dormir pouco ou demais é perigoso

Publicado no dia: 01, October, 2009 às 10:24

Não é só a falta de sono que pode provocar problemas de saúde, mas também dormir demais, segundo uma pesquisa realizada pelas Universidades de Warwick e College London, ambas na Grã-Bretanha. O estudo examinou o padrão de sono e as taxas de mortalidade de 10.308 funcionários públicos britânicos.

O estudo descobriu que aqueles que diminuíram as horas de sono durante a noite de sete para cinco horas passaram a ter um risco duas vezes maior de sofrer um problema cardiovascular fatal em relação aos que mantiveram uma rotina de sete horas de sono por noite. O risco dos que reduziram o sono foi semelhante ao dos que aumentaram o período de sono para oito horas diárias.

Os pesquisadores levaram em consideração possíveis fatores como idade, sexo, estado civil, grau de emprego, tabagismo e atividades físicas. Consideraram esses fatores para isolar o efeito que as mudanças em padrões de sono em um período de cinco anos tiveram sobre as taxas de mortalidade entre 11 e 17 anos depois. Entre os que diminuíram o número de horas de sono, o número de problemas cardiovasculares fatais dobrou, enquanto o risco de morte em geral aumentou 1,7 vez.


Dormir pouco ou muito?

“Menos horas de sono e maiores níveis de distúrbios de sono tornaram-se comuns nas sociedades industrializadas”, afirma o pesquisador Francesco Cappuccio.

O pesquisador ainda destaca:

“Esta mudança, em larga escala é resultado da redução de sono para ter mais tempo para o lazer e para o trabalho em turnos, significou que os relatos de fadiga, cansaço e sono excessivo durante o dia são mais comuns do que há poucas décadas”.

Segundo ele, o sono representa o processo diário de restituição e recuperação biológica, e a falta de sono tem efeitos de longo alcance.
Curiosamente, porém, os pesquisadores também descobriram que os indivíduos que aumentaram seu período de sono para oito horas ou mais por noite aumentavam em duas vezes ou mais a hipótese de morrer em relação aos que não haviam mudado seus hábitos.

A falta de sono pode estar ligada a doenças, como câncer e depressão

Cappuccio disse que a falta de sono está ligada ao risco de aumento no ganho de peso, pressão alta e diabetes do tipo 2. Apesar da relação entre muito sono e problemas de saúde ser menos clara, a permanência na cama por períodos longos pode ser um sinal de problemas como depressão ou, em alguns casos, a fadiga relacionada ao câncer.

“As nossas descobertas indicam que dormir consistentemente cerca de sete horas por noite é o melhor para a saúde, e uma redução sustentada pode predispor a problemas de saúde”, destaca o pesquisador.

I’ve written http://trackingapps.org/ time and time again about the parental controls that apple offers through the restriction settings of the iphone, ipod and ipad

Conheça a tabela de Biotipo

E veja qual o melhor colchão para você

Travesseiros

Conheça os travesseiros Toraflex e escolha o ideal para você.

Manual do sono

Informações práticas, baseadas em comprovações científicas feitas por especialistas na ciência do dormir.

Saiba mais sobre colchões...